Manual de Boas Práticas
×
Manual de Boas Práticas
Manual de Boas Práticas
preço sob consulta   Consultar
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
O preço é o honorário, por exemplo, um manual de boas práticas tem o preço de R$ 2 mil reais, mas o valor é a importância dele, no que ele interfere, modifica e ajuda seu cliente.
Segundo a RDC 216/2004, Manual de Boas Práticas é o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado.

É obrigatório que todos os estabelecimentos, que produzem ou manipulam alimentos, tenham este documento.
Ou seja, indústrias e serviços de alimentação precisam elaborar o seu manual próprio e mantê-lo disponível para que todos os colaboradores utilizem como uma ferramenta do dia a dia, para garantir a qualidade dos alimentos e a segurança alimentar dos clientes.
Como deve ser elaborado o Manual de Boas Práticas?

Não existe um modelo pronto para esse documento, o Manual de Boas Práticas de Manipulação ou fabricação de alimentos é único para cada estabelecimentos.

No caso de redes e franquias, por mais semelhança que possa haver entre as unidades, cada uma deve ter o seu individualizado, pois cada unidade tem sua estrutura e sua forma de funcionamento particular que devem ser descritos no manual.

Não basta apenas ter um Manual de Boas Práticas, é fundamental que toda a equipe de funcionários conheça e aplique seu conteúdo na sua rotina diária.

A elaboração do manual de boas práticas geralmente é feita por profissional especializado na área de controle de qualidade de alimentos, contratado para fazer o levantamento das não conformidades encontradas, realizar as ações corretivas juntamente com o estabelecimento e desta forma direcioná-lo aquilo que a legislação exige.

O manual de boas práticas deverá conter a descrição de todas as estruturas e todas as atividades realizadas pelo estabelecimento sendo uma versão fiel ao funcionamento atual do local.

Ao receber uma visita da Vigilância Sanitária, o manual de boas práticas será uma das cobranças.
Por isso é muito importante que seu estabelecimento esteja preparado para não passar por situações constrangedoras que manchem de forma negativa a sua reputação e a sua credibilidade perante aos seus clientes.
Manual de boas práticas
Consultor de alimentos, você é o profissional indicado para auxiliar serviços de alimentação e industrias a elaborarem e implantarem seu Manual de Boas Práticas em seus estabelecimentos.
Muito proprietários e gerentes não conhecem este documento e não fazem ideia de como deve ser a sua elaboração.
Explicar para eles como este documento funciona e as vantagens da implantação fará toda a diferença para redução de falhas no processo, redução de desperdícios e aumento da lucratividade, desejo de todo cliente.
Além de ajudar você a oferecer um serviço ao seu cliente que tem uma remuneração, para você consultor, bastante vantajosa.
A consultoria alimentar é uma forma de atuação do profissional da área de alimentos, que pode lhe garantir estabilidade financeira e o reconhecimento profissional que você tanto deseja.
Se você está lendo este artigo agora e ainda não sabe elaborar um manual de boas práticas, nunca elaborou este documento ou se sente inseguro no momento da elaboração pois não sabe se está fazendo corretamente, você precisa conhecer meu curso Manual de Boas Práticas!
Neste curso eu te ensino o passo a passo da elaboração do Manual de Boas Práticas, para que você entenda como este documento deve ser feito do zero, e você vai aprender a elaborar o manual mesmo que você nunca tenha feito um, ou nunca tenha tido contato com este documento.
A vigilância sanitária exige este documentos dos serviços de alimentação, mas são poucos os consultores que realmente sabem elaborar este documento corretamente, você pode ser esse consultor que sabe elaborar o manual como a vigilância sanitária exige.